segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Criando um DVD no Windows

Olá Pessoal!

Hoje irei ensinar como criar um DVD de fotos no próprio Windows sem precisar de instalar programas de terceiros.
Lembrando que estou usando o Windows 7 Ultimate e que talvez esses recursos não estejam disponíveis em outras versões mais básicas como a Start Edition.
Inicialmente é aconselhável que se saiba quais fotos irão fazer parte do DVD para não perder tempo ao escolhê-las posteriormente.
Mãos a obra:
Vamos iniciar o programa responsável por criar o DVD: Criador de DVD do Windows.

Menu Iniciar
1. Clique em Iniciar > Todos os programas > Criador de DVD do Windows, como mostra a imagem ao lado.

Na próxima tela, você será convidado(a) a escolher as suas fotos que deseja adicionar ao projeto.

Na primeira tela você pode definir um título para o seu DVD ou pode fazer isso mais tarde.

Se tiver mais de um Gravador de DVD instalado no seu computador, você também pode escolher em qual deles pretende gravar o projeto, clicando na seta ao lado de Gravador de DVD.































2. Para escolher algumas opções importantes antes de iniciar as escolher as fotos, clique em Opções e uma nova tela surgirá.

A tela ao lado mostra algumas opções que devem ser consideradas antes do início do projeto.
Em Escolher configurações de reprodução do DVD, pode-se escolher a forma na qual você quer que o seu DVD apareça quando for reproduzido.

Em taxa de proporção escolha a mais adequada. Por padrão deixe marcado 4:3 que será compatível com praticamente todos os aparelhos reprodutores de DVD.

Formato de vídeo, escolha entre NTSC e PAL.
Em Velocidade do Gravador, escolha a opção adequada. Lembrando que quanto mais rápido é passível de apresentar falhas na exibição final do DVD.

Feitas as devidas escolhas, clique em OK para voltar a tela anterior.

3. Clique Adicionar itens para abrir a tela onde é possível escolher as fotos para anexar ao projeto.


Escolha as fotos de sua preferência e clique em Adicionar. Lembrando que você pode selecionar fotos contínuas usando a tecla Shift ou fotos alternadas com a tecla Ctrl.
Com as fotos escolhidas clique no botão Próximo, a tela ficará parecida com a que segue:


4. Na lista Estilo de Menu escolha a forma que mais lhe agrada para adicionar ao projeto. Você pode ir clicando e vendo como fica...
Vamos personalizar um pouco mais o projeto.
Clique em Texto de menu e veja o que se pede:


Escolha a fonte, o estilo, o título, texto correspondente aos botões: Reproduzir, Cenas e Anotações e em Observações escreva uma breve descrição do DVD ou algo que julgues interessante para que seja mostrado na exibição.
Após terminar essa etapa, clique em Alterar Texto para que suas mudanças tenham efeito.

5. Voltando para a tela anterior, clique em Personalizar Menu e a tela abaixo se abre.


Escolha, caso queira, o Vídeo de primeiro plano e plano de fundo. Escolha a música do menu e altere o Estilo no botão Cenas para um de seu gosto.
Clique em Alterar Estilo para finalizar essa etapa. Voltando a tela anterior, o nosso DVD está quase pronto, faltando agora gravar ou salvar o projeto para posterior gravação.

6. Contudo, antes de gravar o seu projeto é recomendável que se verifique como ficou o projeto. Clique em Visualização para iniciar uma apresentação final do seu projeto. Veja se ficou como o esperado. Teste os menus e após as verificações, clique em OK para parar a exibição.


7. Agora chegou a hora de gravar o projeto em um DVD. Para tanto é apenas clicar em Gravar e seguir as orientações e pronto, o DVD está gravado. Logicamente você dever ter inserido no driver de Gravação do seu computador um DVD gravável.

Outra opção caso não queira gravar o projeto nesse momento, é salvá-lo para posterior gravação. Para tanto, clique em Arquivo e escolha Salvar.
A janela abaixo abre-se para possibilitar escolher onde o projeto deverá ser salvo. Após escolher, clique em Salvar.


Existem no mercado diversos programas que fazem essa função com uma série de recursos extras. Mas como o intuito é utilizar os recursos do Windows, esse tutorial teve como base o Gravador de DVD do Windows.

E aqui finalizo mais um post. Espero que tenham gostado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário