sábado, 24 de novembro de 2012

Ferramenta msconfig

Olá pessoal!

Aqui estou para mais uma dica para personalizar o seu Windows de forma prática e rápida. A ferramenta que eu quero mostrar nesse post é a msconfig. A principal função deste utilitário é dar ao usuário uma forma de gerenciar os programas que são iniciados com o sistema, além disso, ele oferece opções de inicialização básica, uma opção perfeita para quem deseja fazer manutenção no micro ou retirar vírus e outras funcionalidades.

No tutorial abaixo estou utilizando o Windows 7 Ultimate. Mas ele funcionará em versões antecessoras a ele.
Primeiramente é bom deixar claro que esse procedimento deve ser feito com cautela para não afetar o funcionamento do sistema operacional. Ele deve ser feito por usuários que não querem que determinado programa inicialize junto com o sistema ou sinta que por esse motivo o Windows está demorando mais do que o normal para iniciar.

1. Clique em iniciar e digite msconfig que logo acima na parte de programas irá aparecer o executável de configuração do sistema. Clique nele e outra tela surgirá com cinco guias que propiciam diversas configurações.
As guias são: Geral, Inicialização do sistema, Serviços, Inicialização de programas e Ferramentas. A seguir uma descrição mais detalhada sobre cada uma delas.


2. Guia Geral - Nela é possível alterar a forma como o sistema operacional irá inicializar. As opções são:




* Inicialização normal – É a opção default do Windows 7, onde irão ser carregados todos os drivers e programas na Inicialização.

* Inicialização de diagnóstico – Esta opção usa apena o minimo indispensável para que o Windows possa iniciar. Apenar os drivers básicos serão carregados.

* Inicialização seletiva – Permite escolher quais programas e drivers a carregar durante o iniciar. Esta opção fica automaticamente ativa após serem efetuadas mudanças à inicialização.

Essa é uma perfeita escolha para quem quer apenas inicializar o sistema de forma mais rápida sem efeitos gráficos.

3. Guia Inicialização do Sistema - é encontrada diversas opções para personalizar ao máxima a forma como o Windows começará a ser executado.
Nessa parte é possível escolher entre Inicialização segura, escolhendo o tipo mais adequado para seu caso. Clicando no botão Opções avançadas é possível escolher a quantidade de processadores e memória que seu computador será inicializado.


4. Guia Serviços. Nela é exibida todos os serviços que estão em funcionamento ou não no momento. Aqui é possível parar ou por em funcionamento serviços do sistema operacional ou outros programas instalados em seu computador. Aconselho a não desmarcar nenhum item a não ser que seja necessário e com a devida ciência que pode provocar instabilidade no sistema caso for desabilidade um serviço crucial para o Windows funcionar perfeitamente.


5. A guia Inicialização de Programas é a mais interessantes para atuarmos, pois é nela que é listada os aplicativos que são carregados paralelamente ao sistema operacional, tornando sua inicialização mais demorada.
Você pode desabilitar vários programas desnecessários para o funcionamento do Windows. Como na imagem acima, eu desabilitei todos os programas exceto o Sistema Operacional, o antivírus e um programa que uso de forma a personalizar meu computador (que ficará para um próximo post).
Como visto, é recomendado deixar a segurança da sua máquina iniciar junto com o Windows e mais alguns programas que você queira que funcionem de forma automática. Têm-se que escolher com paciência, pois tem alguns programas que mesmo que ocupem processamento e memória RAM em grande escala, são do seu gosto e portanto deve ser deixados marcados. Até mesmo porque o intuito é a personalização do sistema ao gosto do usuário.


6. A última guia exibe um atalho para diversas outras ferramentas do Windows, como Centro de Ações. Falo atalho, porque todas essas opções podem ser acessadas fora da ferramenta de configuração.
Após todas as escolhas feitas é hora de finalizar. Para tanto clique em Aplicar e em seguida OK. A caixa de mensagem a seguir surge e pergunta se você quer reiniciar o computador.

É recomendado que se reinicie a máquina para que suas escolhas tenham efeito. Porém, às vezes, estamos fazendo algo em nosso computador que não pode ser parado no momento. Então escolha Sair sem reiniciar e o faça manualmente depois.
Com as devidas configurações feitas, fica visível as modificações em se tratando de performance do sistema.

Aqui finalizo mais um tutorial rápido que espero que ajude a algum usuário que ainda não conhecia o msconfig.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário