terça-feira, 27 de novembro de 2012

Restauração do sistema

Olá Pessoal!

Hoje, vou comentar com vocês um recurso bem interessante do Windows que talvez uma grande parte dos usuários já ouviu falar, mas não sabe bem como usar ou tem medo de "bagunçar" o sistema operacional que tá "redondinho": a Restauração do Sistema.
Esse recurso só deve ser usado se realmente for necessário, para evitar problemas com programas instalados  recentemente.

Primeiramente vamos entender o que é restauração do sistema.
Quando instalamos em nossa máquina algum programa ou uma atualização do Windows é criado um ponto de restauração do sistema que serve para marcar o ponto exato onde o Sistema sofreu uma alteração.
Isso é importante porque ao utilizarmos a ferramenta de restauração, o sistema irá em busca desses pontos para ter início ao processo.

Restaurar o sistema é voltar no tempo exatamente um momento antes do ponto criado. Trazendo de volta suas configurações e personalização anteriores ao ponto de restauração.
Vamos iniciar que as dúvidas ficarão mais claras.

1. Clique em Iniciar > Painel de Controle

 2. Com o Painel de Controle aberto, clique em Sistema e Segurança.


 3. Clique em Restaurar um estado anterior do computador

Na tela que se abre existe a opção de Métodos de recuperação avançados. Evite usar essa opção, pois precisa de um post específico para explicar a complexidade dela. Então por enquanto escolha Abrir Restauração do Sistema.

4. Clique em Avançar para ter acesso as opções de restauração ou os pontos de restauração do sistema.














No caso da imagem ao lado foi exibido apenas um ponto de restauração. Porém poder-se-ia ter vários e caberia a você escolher pela data e descrição o mais apropriado para sua necessidade.
Quando se restaura o Windows nada acontece aos seus arquivos pessoas, mas alguns programas deixarão de funcionar. Visto que foram instalados posteriormente ao ponto de restauração do sistema. Para saber qual ou quais programas irão ser afetados, clique no botão Procurar programas afetados.


O sistema inicia um busca em seu computador para verificar quais aplicativos serão afetados com a restauração.







Ao término da busca irá ser mostrado todos os programas que não funcionarão após a restauração. Esse quadro é apenas informativo e deve ser considerado como um alerta. Caso esteja convicto(a) que o procedimento é preciso, apenas clique em Fechar para dar continuidade ao processo de restauração.














5. E finalmente a tela final, onde clica-se em Concluir para ter início o processo de restauração do sistema.



O seu computador será reiniciado e o processo continuará após a inicialização. Quando finalizar a restauração o seu sistema terá regressado ao momento anterior ao ponto de restauração escolhido.

Atenção!
Esse processo deve ser usado apenas quando for extremamente necessário, pois como vimos, pode afetar alguns programas que deixarão de funcionar. Cabendo ao usuário desinstalar e instalar novamente o(s) aplicativo(s) afetado(s).
Geralmente a Restauração do Sistema é usada quando a máquina apresenta alguma instabilidade causada por um programa ou driver recém instalado ou por vírus.
Portanto antes de restaurar certifique-se se realmente é necessário efetuar essa ação.

Fico por aqui e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário